sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Sandra Mila: Educação ou Fé

Desde o início do processo de colonização o Brasil vem implantando métodos de educação


através das religiosidade. Com isso ocorre o processo de aculturação dos povos tradicionais


e consequentemente seus costumes e crenças vão sumindo junto com sua população. Chegará


o momento que a imagem do índio será somente uma imagem na parede!

kaick (atidades visuais)

os etudos nos enfluencia no cmportamento social.

o meios de buscar a fè continua os mesmod

Andrea Facundes



Os índios estão mudando não só na religião mais também em outras areas devido o avanço do mundo na tecnologia, isso reflete também na educação principalmente quando o índio passa a ter um contato bem próximo com o homem branco ele acaba sendo adepto a outros costumes. Cabe também a eles quererem viver a sua cultura ou mudar,temos que respeitá-los principalmente nós que seremos futuros educadores, devemos tirar essa mentalidade de que os índios não decidem por si só, eles são pessoas como nós e com direitos iguais. A época do Brasil colonial já passou agora é outro tempo!

Andrea Facundes

Os índios estão mudando não só na religião mais também em outras areas devido o avanço do mundo na tecnologia, isso reflete também na educação principalmente quando o índio passa a ter um contato bem próximo com o homem branco ele acaba sendo adepto a outros costumes. Cabe também a eles quererem viver a sua cultura ou mudar,temos que respeitá-los principalmente nós que seremos futuros educadores, devemos tirar essa mentalidade de que os índios não decidem por si só, eles são pessoas como nós e com direitos iguais. A época do Brasil colonial já passou agora é outro tempo!

imagem na educação da fe e cultara

imagem da sobre a educação maria severa

Dionatan P. Alves






Os índios nativos do Brasil na época das colônias, por possuírem uma cultura primitiva acabavam se submetendo aos ensinamentos dos padres jesuítas, aderindo aos ideais católicos.
A educação em alguns casos, como no citado acima, deixa de ter um conceito onde se passa um conhecimento para a sociedade e tem como objetivo forçar a adesão de um determinado movimento ou religião mesmo que inconscientemente, onde eles repassam que seus dogmas são a verdade absoluta das coisas. Felizmente essas práticas são pouco freqüentes hoje em dia devido a um aumento de conhecimento da população.Esses metodos não podem participar de nossos. Nós futuros professores

Antonio Vando Rocha

A educação possui varias facetas, e temos que identifica-la na sua plenitude, pois o que porventura tem uma aparência agradável e útil pode nos levar à alienação. É muito fácil ser induzido neste mundo, pois a maioria se torna massa de manobra e essa realidade é muito boa para oportunistas seja ele, católico, evangélico, ou o que for, nos somos egoístas por natureza e acredito que aquele que diz que não é, sem duvida é mais egoísta que eu. Precisamos usar nossa consciência e não deixar ninguém usa-la por nós. No passado, como representa na obra de Debret, os índios não tinham a liberdade física, hoje pensamos que temos, mas só temos essa liberdade quando nos conscientizamos e partimos a prática pois refletir sem conhecer é bla, bla bla como diz Paulo Freire. Isso é hilário, pois refletimos sobre o evangelho da Bíblia sem conhece-lo, e queremos com isso nos fazer de santos atacando quem faz errado sem fazer nada para contribuir de alguma forma por aquilo que é ético e verdadeiro.

DENILSON FREITAS




As imagens nos dizem muitas coisas, porém, fazemos perguntas tolas e nos conformamos com o que costumeiramente elas podem nos dizer de imediato e também pelo que dizem sobre elas. A imagem mostrada no artigo de Patricia Zorzam não fala tanto quanto a linguagem que a mesma empregou em sua analise. Consequentemente a visão da autora e o próprio titulo de seu artigo poderia nos influenciar a tecer comentários direcionados sobre a educação.
Antes de discorrer sobre educação eu pergunto se há alguma diferença entre Nós e os escravos do Brasil colônia? Creio que há preconceitos enormes, principalmente quando nos referimos ao negro e ao índio. Até nos discursos inflamados de defesa tanto do índio quanto do negro eu consigo identificar preconceitos. Eu digo isso pelo simples fato de que quase sempre nos referimos ao outro como coisa, objeto, utensílio, e nunca como seres humanos.
Que diferença existe entre os escravos da obra de Debret, de nossa postura diante da sociedade moderna? Creio que nenhuma, pois da mesma forma somos conduzidos pelos mesmos interesses econômicos do passado. Digo que hoje é pior, pois somos praticamente obrigados a nos transformar em peças funcionais do sistema renegando nossa liberdade.
Então que educação nos estamos tratando? Educação de liberdade do sistema? Educação para a perpetuação do sistema? Educação religiosa? Mas o ensino religioso não é obrigatório nas escolas? Então porque refletir somente sobre os índios e sua evangelização? Devo esclarecer que não defendo A nem B, pois o que mais tem nesse mundo é picaretas, ladrões, desalmados seja em qualquer organização religiosa ou não.
Defender a cultura indígena ao meu ver mas parece mito, pois esse discurso mais defende seu isolamento do que inclusão e respeito. Mas do que os evangélicos, o próprio sistema já os engoliu de tal forma que suas raízes são gradativamente exterminadas. Discursos de defesa serviram para que houvesse um enorme desvio das instituições de apoio ao índio no nosso Amapá para os bolsos de “caciques políticos”.
Depois de tudo isso eu digo que educação é conhecer a verdade seja ela em qualquer aspecto em que se está envolvido. Por exemplo, você deixaria um amigo caminhar em direção a morte sabendo que podes fazê-lo caminhar em direção a vida? Pois é, muitos deixam por desconhecer o caminho errado, e mal sabem qual o caminho certo. Se estou envolvido em alguma coisa procuro conhecer suas verdades e quando não sei, simplesmente não opino mas logo em seguida procuro saber. Ninguém pode se deixar transformar em piolho, pois alguém lá em cima também nos deu uma mente igual a todos os outros seres humanos para não andarmos na cabeça de ninguém, muito menos de Patricia Zorzam.

Edineia Barboza


O que eu digo sobre educação ao ver essa imagem?

Desde o inicio de nossa colonização a religião sempre esteve presente como instrumento a ser utilizado no processo de pacificação e educação dos povos, ou melhor, a religião usava Deus como forma de amendrontar e fazer prevalecer a sua vontade e seus desejos. E essa é a relação que vejo entre a imagem e educação.

Ediana Carvalho Barbosa


Essa Imagem é do periodo colonial, os jesuítas atuaram de forma de imposição e de mudança em varios setores de vida do índio como: no culto a fé, na vestimenta, educação, cultura. Contribuindo para perda da identidade do índio, até hoje vemos o reflexo dessa ação do homem interferindo na vida social do índio.

MESSIAS FREITAS



´´NOS DERAM ESPELHOS E VIMOS UM MUNDO DOENTE´´(ÍNDIOS POR R.RUSSO)

Na minha opinião tudo isso ser aconteceu devido as explorações de nossos
Ancentrias sofreram por conta das bandeiras dos jesuitas no periodo colônial
E tal exploração ser reflete ate hoje em algumas tribos que perderam a identidade
E costumes como por exemplo suas crenças religiosas...
Foto: João Correia Filho
vejo que a educaçao vem contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento intelectual dos indigenas, porem isso pode causar uma mudança de habito tanto em sua tradiçao quanto em seus costumes. A religiao e um dos fatores que podem contribuir para essas mudanças.

Vejo que a cultura dos indios esta se perdendo cada vez mais e os costumes como: o idioma,danças, e outros tipos de festejos tradicionais, estao dando lugar para a tecnologia e estudos. Tudo isso se da porque a educaçao que eles estao recebendo hoje e muito diferente da de antigamente, isso inclui varios fatores que influenciam nessa mudança de habito. A religiao e um exemplo disso.

Fabrício Austré Nascimento




A cerca do que entendo sobre o assunto tenho para mim que podemos não apenas da parte das igrejas protestantes mas também das missões católicas um certo empenho em tentar manter os costumes desses povos, um exemplo é a criação de entidades como o GTME (Grupo de Trabalho Missionário Evangélicos) e o Comin (Cocelho de Missão entre os Índios), Cimi - Conselho Indigenista Missionário, órgão anexo à CNBB -Conferência Nacional dos Bispos do Brasil , todos criados com a finalidade de coordenar a ação missionária nacionalmente e sintonizá-la com as preocupações contemporâneas das Igrejas Protestantes e Católica.

Em um tempo conceitos mudam e/ou são relativos as religiões revisam suas opiniões em relação a diversidade das culturas, mas claro sem abrir da base de suas doutrinas. Exemplo há muitos cultos evangélicos em tribos indígenas em que os indígenas estão nus.
O problema não é o que se prega mas sim como é pregado e a formação de quem prega.

Mayandresson



Será que os evangélicos estão realmente mudando essa postura dos Índios diante seus costumes? Porque então só agora está se notando essa mudança? Em 1500 com a chegada dos portugueses, os Jesuitas ja procuram essa mudança através da religião. Nesse momento o intuito deles era de catequizar afim de acalmar e amenisar o relacionamento dos Indios com os Portugueses. Então a ponto disso não pode - se dizer realmente q só agora essas mudanças estão acontecendo pelo que se nota desde 1500 isso ja vem acontecendo.

marta

como a imagem propoe, todos nos temos o direito a livre escolha de credos e cultura, e foi o que os indios nao tiveram escolha. A missao jesuistica chegou e impos , usando ate de violencia para que os indios fossem "evangelizados"

Ellida Santos


Ao vermos essas imagens, observamos uma grande influência da religião na cultura de determinados povos. Tanto nos dias atuais, bem como no passado, principalmente no Brasil colonial, a religião fora elemento modificador dos traços essenciais da cultura de alguns povos, mais precisamente, em questão, os índios.

Assim, neste caso, é inevitável perceber os tons etnocêntricos empregados aos índios no processo dito como "educacional", apagando quase que totalmente a verdadeira razão de ser de sua cultura.

Tanto na primeira imagem "Evangélicos mudam fé e cultura de índios", quanto na presente imagem, o que se percebe é um "processo educacional" que muito fere os valores de um determinado povo e, por consequência, acaba por ser inadequado diante dos verdadeiros propósitos da educação: ensinar, aprender e evoluir o conhecimento sem, contudo, extiguir os valores - culturais, religiosos, morais - de cada um.