terça-feira, 20 de setembro de 2011

Atividade Avaliativa em Grupo

Cada Grupo deve apresentar duas propostas de ensino de arte multicultural sendo uma dentro de uma concepção de leitura formal de obra de arte e outra dentro da concepção da cultura visual no ensino de arte.
Buscar imagens de arte e cultura popular que versem sobre a questão do multiculturalismo para compor as propostas de aula de cada grupo.
A avaliação será composta por duas fases. Sendo que cada fase valerá 5 pontos.
A primeira fase é a apresentação oral do grupo das propostas de ensino onde todos os grupos deveram apresentar sugestões e críticas aos colegas.
A segunda fase trata da postagem das propostas finais de ensino de cada grupo no blog.
Os grupos devem relacionar as imagens pedagogicamente com âmbitos de compreensão biográfico /indentitário e crítico social e para isso usar as sugestões de texto que seguem abaixo. 
Basta Clicar em cima de cada texto passa acessar o mesmo.


Texto 1    MULTICULTURALISMO E CURRÍCULO EM AÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. De Ana Canen e Angela Oliveira


Texto 2     DA AVALIAÇÃO DAS COMPREENSÕES ÀS ESTRATÉGIAS DE ENSINO: O CASO DE UMA PINTURA HISTÓRICA BRASILEIRA de Teresinha Sueli Franz



(atenção este último texto já foi distribuído na forma impresso para vocês)


Texto complementar: Reestruturação Educativa e Curricular eas Agendas Neoliberal e NeoconservadoraTrata-se de uma entrevista de Michael Apple, educador crítico que discute temas contemporâneos da educação e como a agenda da direita e o neoconservadorismo se comporta frente ao multiculturalismo e as demandas dos novos movimentos sociais (negros, mulheres, homossexuais, ecologistas, etc) que interagem no campo educacional.