Cada Grupo deve apresentar duas propostas de ensino de arte multicultural sendo uma dentro de uma concepção de leitura formal de obra de arte e outra dentro da concepção da cultura visual no ensino de arte.
Buscar imagens de arte e cultura popular que versem sobre a questão do multiculturalismo para compor as propostas de aula de cada grupo.
A avaliação será composta por duas fases. Sendo que cada fase valerá 5 pontos.
A primeira fase é a apresentação oral do grupo das propostas de ensino onde todos os grupos deveram apresentar sugestões e críticas aos colegas.
A segunda fase trata da postagem das propostas finais de ensino de cada grupo no blog.
Os grupos devem relacionar as imagens pedagogicamente com âmbitos de compreensão biográfico /indentitário e crítico social e para isso usar as sugestões de texto que seguem abaixo.
Basta Clicar em cima de cada texto passa acessar o mesmo.
Texto 1 MULTICULTURALISMO E CURRÍCULO EM AÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. De Ana Canen e Angela Oliveira
Texto 2 DA AVALIAÇÃO DAS COMPREENSÕES ÀS ESTRATÉGIAS DE ENSINO: O CASO DE UMA PINTURA HISTÓRICA BRASILEIRA de Teresinha Sueli Franz
(atenção este último texto já foi distribuído na forma impresso para vocês)
Texto complementar: Reestruturação Educativa e Curricular eas Agendas Neoliberal e NeoconservadoraTrata-se de uma entrevista de Michael Apple, educador crítico que discute temas contemporâneos da educação e como a agenda da direita e o neoconservadorismo se comporta frente ao multiculturalismo e as demandas dos novos movimentos sociais (negros, mulheres, homossexuais, ecologistas, etc) que interagem no campo educacional.
Este blog se trata de um projeto desenvolvido por mim em parceria com estudantes e ex-estudantes de Licenciatura em Artes Visuais, artistas visuais, Professores de Artes Visuais formados pelo Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá. Aqui eu realizo e apresento proposições temáticas sobre ensino de arte que se tornam um desdobramento contínuo das ações de sala de aula pensadas em conjunto com meus estudantes.