quinta-feira, 25 de agosto de 2011

NARRATIVA VISUAL: SEGUNDA AULA

Essa é uma narrativa visual que apresentei no dia 19 de agosto para falar de alguns momentos da história da educação no Brasil começando pela educação informal, aquela que possui um forte senso comunitário, em seguida falei da presença da colonização e a academia de belas artes e os preconceitos por ela inaugurado, tais como a separação entre cultura popular e cultura de elite, belas artes e artesanato e o preconceito contra a nudez.












































nesta aula usei como referências:                                                                                                                                                 •Ana Mae Barbosa: Arte-Educação no Brasil. Perspectiva, 2002.

•Ana Mae Barbosa. Arte-educação: conflitos e acertos. Ed. Max Limonad. 1985
•Paulo Ghiraldelli jr: História da Educação Brasileira. Ed. Cortez, 2006.
•Pedro Pereira Dos Santos Peres: http://jus.uol.com.br/revista/texto/5633/o-direito-a-educacao-e-o-principio-constitucional-da-dignidade-da-pessoa-humana

PLANO DE ENSINO

Vou disponibilizar agora o plano de ensino: como o Bolg é aberto e todos os estudantes serão co-autores esse plano poderá ser modificado sempre que sentirmos a necessidade 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
PLANO DE ENSINO

I – IDENTIFICAÇÃO
Curso:   ARTES VISUAIS (LICENCIATURA)
Disciplina:        LA0606 - HISTÓRIA DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS
Turma:  01AV120111
Ano Letivo:      2011
Semestre:         2
Turno:   Vespertino
Carga Horária:  60
Nome do Professor:     Alexandre Pereira

II – EMENTA
Este curso pretende discutir num primeiro momento questões conceituais e filosóficas da educação no Brasil. Em seguida abordam tópicos históricos do Ensino de Arte no país com concentração especial para as mentalidades e métodos de ensino de arte dos anos setenta, oitenta e período contemporâneo.

III – OBJETIVOS DA DISCIPLINA          
Desenvolver compreensão do caráter histórico político e conceitual acerca da história do ensino de artes visuais no Brasil;
Compreender as políticas públicas para o ensino de artes visuais no Brasil;
Estudar a história do ensino de artes no Brasil desde o período imperial, modernista e contemporâneo           

IV – METODOLOGIA DE ENSINO        
Aulas expositivas; leitura e discussões de textos e seminários.
V – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO      
1)         Educação no Brasil
2)         Ensino de artes visuais no Brasil do Século XIX e início do Século XX
3)         Ensino de artes visuais no Brasil de 1922 até a LDB 9394/96
4)         Cultura visual e as perspectivas contemporâneas de ensino de artes visuais    
VI – AVALIAÇÃO         
Avaliação diagnóstica e processual, realizada de modo contínuo observando os conhecimentos específicos da disciplina. Serão realizadas duas avaliações parciais a cada 15 horas aulas buscando desenvolver a incorporação dos conhecimentos e capacidade de reflexão e de questionamento. Será realizada uma avaliação final /síntese com o objetivo de desenvolver uma sistematização do conhecimento apreendido.  
VII – BIBLIOGRAFIA BÁSICA   
BARBOSA, Ana mãe. A imagem no ensino de Arte. São Paulo: Perspectiva, 1999.
______. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2005
______ (org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Ed. UFSM. 
VI.I – BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR           
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da Educação Brasileira. São Paulo: Cortez, 2006.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: conflitos e acertos. São Paulo: Max Limonad, 1985.    


cronograma

TEMA GERAL DA DISCIPLINA
HISTÓRIA DA ARTE EDUCAÇÃO – UMA HISTÓRIA VIVA
ENCONTRO      ATIVIDADE      
Recurso: Data show e sistema de som. Apresentação da disciplina, plano de curso, proposta de avaliação e atividades. Tópicos da história da educação geral no Brasil.   

Recurso: Data show e sistema de som.            Ensino  de arte as dificuldades de implementação e preconceitos iniciais.
Atividade orientada (desenvolvimento de narrativa pessoal em forma de memorial sobre as perspectivas e desafios de estudar arte)
Recurso: Data show e sistema de som.            Vídeo “Aleijadinho, Paixão, Glória e Suplício” Direção: Geraldo Santos Pereira
Brasil, 2001.
Recurso: Data show e sistema de som.            LEITURA E DISCUSSÃO DOS TEXTOS:
NOTAS SOBRE A EXPERIÊNCIA E O SABER DE EXPERIÊNCIA de Jorge Larrosa Bondía
CORPO, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS ENTRE BRINCADEIRAS E SUBJETIVIDADES  de Getulio Chartier e Irene Tourinho.
Produção de uma narrativa visual coletiva sobre os textos
            AVALIAÇÃO PARCIAL 1
DESENVOLVIMENTO DE NARRATIVAS VISUAIS EM GRUPO COM O TEMA DA LEITURA EM FORMA DE CARTAZ
Recurso: Data show e sistema de som.            LEITURA E DISCUSSÃO DO TEXTO
CIRCUNSTANCIAS E INGERÊNCIAS DA CULTURA VISUAL de Irene Tourinho e Raimundo Martins.
Apresentação de charges durante a leitura.
Recurso: Data show e sistema de som. VÍDEO: “O Sorriso de Mona Lisa” Direção: Mike Newell, Estados Unidos, 2003.
Comentários seguido de aula expositiva
Recurso: Data show e sistema de som.            LEITURA E DISCUSSÃO DOS TEXTOS
LEITURA DE IMAGENS, CULTURA VISUAL E PRÁTICA EDUCATIVA de Maria Emilia Sardelich
Recurso: Data show e sistema de som.            LEITURA E DISCUSSÃO DOS TEXTOS
MUDANÇAS QUE EXIGEM OUTRA NARRATIVA de Fernando Hernandez
Atividade orientada:  Maratona Fotográfica
Temas: DIVERSIDADE, MEIO AMBIENTE, ESCOLA, IDENTIDADE, CULTURA, VISUALIDADE, UNIVERSIDADE, MULTICULTURALISMO
10º       AVALIAÇÃO PARCIAL 2
Desenvolvimento e apresentação de narrativa pessoal sobre o conteúdo da disciplina
11º
Recurso: Data show e sistema de som LEITURA E DISCUSSÃO DO TEXTO
OS ESTUDOS DA CULTURA VISUAL COMO PONTO DE PARTIDA PARA UMA OUTRA NARRATIVA de Fernando Hernández
12º
Recurso: Data show e sistema de som Leitura e discussão do texto
CULTURA VISUAL NA ARTE EDUCAÇÃO CRÍTICA MULTICULTURAL de Patricia Stuhr
13º
            MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA COMENTADA
Cada estudante deve apresentar sua imagem ou sequencia de imagens para compor uma narrativa visual coletiva que verse sobre a história do ensino de arte e a historia do ensino de arte no presente e suas possibilidades multiculturais comunitárias.
14º       AVALIAÇÃO FINAL
15º       ENCERRAMENTO DA DISCIPLINA
Macapá, 05 de Agosto de 2011.