quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Multiculturalismo e Racismo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM ARTES
PROFESSOR ALEXANDRE PEREIRA
HISTÓRIA DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS
ACADÊMICOS:
ANTONIO ROCHA, DENILSON FREITAS, MARIA SEVERA, MESSIAS FREITAS, ROSANA, BRENDA, HALANA, MAYANDRESSON.

TEMA: Multiculturalismo e Racismo

PLANEJAMENTO DE AULA.

DADOS: ENSINO NA ESCOLA.
DURAÇÃO DA ATIVIDADE: O2 HORAS -AULAS PARA ALUNOS DE
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
CONTEÚDOS:IDENTIDADE, DIVERSIDADE, AUTO - RETRATO, DESENHO ARTÍSTICO.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ARTES.

OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL: RECONHECER A DIVERSIDADE PRESENTE EM SALA E NO COTIDIANO A IMPORTÂNCIA DA CONVIVÊNCIA PACÍFICAFRENTE ÀS DIFERENÇAS, VISANDO A CONSTRUÇÃO DE UMA POSTURA DE TOLERÂNCIA E RESPEITO AO OUTRO.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR A CONSTRUÇÃO DAS DIFERENÇAS.
DISTINGUIR A ABORDAGEM FOLCLÓRICA NA ANÁLISE
MULTICULTURAL.
ENTENDER O OUTRO NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE
IGUALITÁRIA.

METODOLOGIA: AULA EXPOSITIVA DIALÓGICA, EXPOSIÇÃO VIA TV - DVD DE FILME, DOCUMENTÁRIO, CLIPE E ETC. ELABORAÇÃO DE FICHAMENTOS, RESUMOS DE TEXTOS PRÉ SELECIONADOS, MAPEAMENTOS,RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.

RECURSOS: DATA - SHOW E NOTEBOOK, QUADRO E PINCEL, MATERIAL APOSTILADO:
LEITURA DE IMAGENS, CULTURA VISUAL E PRÁTICA EDUCACIONAL,
MULTICULTURALISMO E CURRICULUM EM AÇÃO, UM ESTUDO DE CASO.

AVALIAÇÃO:
ATIVIDADE ESCRITA: DESCREVER EM PRÁTICAS DO COTIDIANO AS VÁRIAS FORMAS DE EXCLUSÃO SOCIAL, PRECONCEITOS, IDENTIFICANDO AS CAUSAS
DA CONSTRUÇÃO DO DIFERENTE E PROPOR AÇÕES PARA SUA DESCONSTRUÇÃO.

BIBLIOGRÁFIA: CANEN, ANA & OLIVEIRA, ÂNGELA. MULTICULTURALISMO E CURRÍCULUM EM AÇÃO: UM ESTUDO DE CASO.2002
LEITURA DE IMAGENS, CULTURA VISUAL E PRÁTICA EDUCATIVA DE MARIA EMÍLIA SARDELICH.





















Multiculturalismo e Racismo:CRIAÇÃO DO ACADÊMICO ROCHA...











MULTICULTURALISMO,COMO CORPO TEORICO E CAMPO POLITICO, TEM SIDO TRADUZIDO À TONA COM INTENSIDADE, NOS DEBATES ATUAIS. REFERINDO-SE À NECESSIDADE DE COMPREEDER-SE A SOCIEDADE CONSTITUIDA, DE IDENTIDADES PLURAIS, COM BASE NA DIVERSIDADE DA RAÇA, GÊNERO, CLASSE SOCIAL, PADRÕES CULTURAIS E LINGUISTICOS, HABILIDADES E OUTOS MARCADORES DE IDENTITÁRIOS.UMA DUPLA DIMENSÃO CARACTERIZA A EDUCAÇÃO MULTICULTURAL: DE UM LADO, A NECESSIDADE DE PROMOVERMOS A EQUIDADE EDUCACIONAL, VALORIZANDO AS CULTURAS DOS ALUNOS E COLABORANDO PARA A SUPERAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR.POR OUTRO, A QUEBRA DE PRECONCEITOS CONTRA AQUELES PERCEBIDOS COMO DIFERENTES DE MODO QUE SE FORMEM FUTURAS GERAÇÕES NOS VALORES DE RESPEITOS E APRECIAÇÃO À PLURALIDADE CULTURAL, E DE DESAFIOS A DISCURSOS PRECONCEITUOSOS QUE CONSTREN AS DIFERENÇAS.