quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O Multiculturalismo na Juventude: Como o momento político-social influenciou os costumes de cada época.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

ANNA GABRIELLE
ANTONIO FERNANDES
BRENA CANTO
JOÃO MORAES
JOZIMAR
LUAN ALBERTO










PLANO DE AULA
MULTICUTURALISMO NA JUVENTUDE










Micro-aula apresentada à Universidade Federal do Amapá, à disciplina Estudo do Ensino das Artes Visuais, sob a orientação do Profº Alexandre.




Macapá, 2011
PLANO DE AULA

IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA:
Rede publica e privada de ensino

DISCIPLINA:
Multiculturalismo na juventude

PROFESSORES:
Anna Gabrielle
Antonio Fernandes
Brena Canto
João Moraes
Jozimar
Luan Alberto

TURMA:
Ensino fundamental e médio.

TEMA:
Como o momento político-social afetou a cultura de cada década.

TEMPO:
De 15min. à 30 min.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Compreender as influencias sobre os jovens no decorrer das décadas.
• Caracterizar o comportamento através das décadas.
• Identificar as influencias visando pelos quesitos mais expostos, como moda, musica e movimentos artísticos.










PROPOSTAS DE ENSINO:
• O grupo irá trabalhar tendo com base a analise de imagens em um slide convencional, trazendo em pauta as características principais absorvidas pelo jovem de cada época: o modo como ele se comportou com relação ao mundo e como isso influenciou a moda, a música, a atitude do individuo em determinada época, entre outros. Desde o pós-guerra, quando a cultura de imagem começou a se moldar, até os dias atuais, quando nos vemos cercados de um boom de informações vindo de todas as direções

• PROPOSTA ORIGINAL: Exibições de videoclipes de artistas que marcaram cada época, para em seguida por em debate as influencias e as motivações político-social, movimentos artísticos, musicais, moda e atitudes que levaram ao resultado final. Em seguida, separar a turma em cinco grupos para que fiquem á vontade e escolham o videoclipe de sua preferência para futura performance a ser exibida (ao vivo ou em forma de vídeo) na próxima aula, onde a criatividade do grupo será avaliada, para tornar a experiência do aprendizado dinâmica e lúdica.

• PROPOSTA MODIFICADA: Exibição de video-clipes que exprimam cultura, comportamento, moda e motivos político-sociais de cada época, seguida da leitura de imagem e conceitos pelo(s) apresentador(es) do trabalho contidos na produção dos videos (o que influenciou, como influenciou, porquê influenciou, etc.)

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO:
• Aula expositiva, dialogada com a utilização de dinâmica de grupo.

RECURSOS:
• Slides, textos, imagens e vídeos.

AVALIAÇÃO:

• Com base na participação individual em sala de aula em forma de dinâmica de grupo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
http://pessoas.hsw.uol.com.br


30-40-50's




O álbum Back To Basics (2006) de Christina Aguilera foi inspirado por estas três décadas do período entre-guerras, e o single "Candyman" extraído do disco 2 e transformado em video pela popstar exprime fielmente a imagem da sociedade naquele período: os rapazes estavam todos no exército, e grande parte das cidades foi deixada nas mãos de mães, filhas e irmãs que administraram casas, empresas e famílias inteiras enquanto seus maridos guerreavam.

60's

Após o "baby-boom" do final das guerras, o mundo estava dominado pelos jovens, que insatisfeito com o mundo efadonho e careta que haviam herdado de seus pais, resolveram revolucionar. A década de 60 é o período do surgimento de grandes movimentos sociais, artísticos, culturais e políticos, originários dessa necessidade de mudança. O movimento hippie surge no final desta década.

70's

O video do ABBA para o clássico "Dancing Queen" exprime os desejos da juventude da década de 70: ser jovem e aproveitar esta juventude, curtir o momento acima de tudo e ser livre. O movimento punk surge no final desta década.

80's

Enquanto o movimento punk ganhava força com o fantasma da Guerra Fria pairando sobre a cabeça da sociedade, Madonna produzia verdadeiros clássicos que marcariam a geração que cresceu na década de 80: o video para a música "Material Girl" é inspirado no clássico "Diamonds Are a Girl's Best Friend" por Marilyn Monroe.

90's

A plasticidade explícita da década de 90 é exprimida e ironizada, ao mesmo tempo em que é exaltada no video dos dinamarqueses do Aqua, "Barbie Girl". Este período da história é tido por muitos como "a década perdida".


A plasticidade e a futilidade que começavam a crescer e se multiplicar na década de 90, na ausência de jovens que lutassem por seus ideais, é duramente criticada no video e na música de "Smells Like a Teen Spirit" pela banda Nirvana, encabeçada pelo ídolo Kurt Cobain.

00's

Os anos 2000 marcam o começo de um novo milênio, uma era altamente tecnológica, onde o consumo é altamente valorizado e a futilidade se prolifera cada vez mais com o passar dos anos. A cantora inglesa Natalia Kills extraiu o single "Free" de seu album Perfectionist exprime os mais novos ideais da juventude atual: gastar o quanto puder e como puder.



Em contrapartida, Marina & The Diamonds, projeto musical de Marina Diamandis, também inglesa, costuma em grande parte criticar os ideais da nova geração, o consumismo e a eterna procura pela perfeição estética, o dito "American Way Of Life". No video e na letra de "Oh No!" single extraído de The Family Jewels, Marina ironiza as grandes popstars cheias de ideais controversos.