quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Multiculturalismo: Cultura Ribeirinha

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Ana Valéria

Ellida Santos

Ediana Carvalho

Edinéia Barbosa

Lana Maiara

Mayara Marques






PLANO DE AULA

CULTURA RIBEIRINHA



Micro-aula apresentada à Universidade Federal do Amapá, à disciplina Estudo do Ensino das Artes Visuais, sob a orientação do Profº Alexandre.

Macapá, 2011

PLANO DE AULA



IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA:

Rede publica e privada de ensino

DISCIPLINA:

CULTURA RIBEIRINHA


PROFESSORES

Ana Valéria

Ellida Santos

Ediana Carvalho

Edinéia Barbosa

Lana Maiara

Mayara Marques

TURMA

Ensino Fundamental

Ensino Médio

TEMÁTICA

Valorização da identidade ribeirinha no campo sócio-educacional

TEMPO

20 min.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Denunciar preconceitos e dificuldades enfrentadas na sociedade.

· Mostrar a precariedade na educação.

· As consequências da migração dos ribeirinhos para a cidade.



PROPOSTAS DE ENSINO

· Trabalhar com elaboração de jornais para divulgação multicultural, incentivando as comunidades ribeirinhas a construir um paralelo com as demais culturas, envolvendo imagens e textos educativos desenvolvidos pelos próprios alunos.

· Mobilizar a criatividade dos alunos através da arte na produção de histórias em quadrinhos, enfatizando a própria crítica do aluno em relação à análise cultural.

PROPOSTA ORIGINAL

· Coletar dados dos alunos sobre como o aprendizado pode ser aprimorado nas escolas.

· Os alunos em conjunto serão selecionados com temas específicos para trabalharem com o audiovisual, sendo eles os próprios autores.

PROPOSTA MODIFICADA

Mexer com as ideias dos alunos fora do ambiente escolar, levando a exposições, museus, praças, entre outros. Estimulando-os a promover um trabalho expositivo para a comunidade.

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

Aprendendo com os alunos.

RECURSOS

Jornais, livros, vídeos

AVALIAÇÃO

Pesquisa de campo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

http://www.redebrasilatual.com.br/revistas/10/esperanca-na-amazonia/image_preview