quinta-feira, 15 de setembro de 2011



UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
Ana Valéria
Ellida Santos
Ediana Carvalho
Edinéia Barbosa
Lana Maiara
Mayara Marques




PLANO DE AULA
CULTURA RIBEIRINHA




Micro-aula apresentada à Universidade Federal do Amapá, à disciplina Estudo do Ensino das Artes Visuais, sob a orientação do Profº Alexandre Pereira.




Macapá, 2011
PLANO DE AULA


IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA:
Rede publica e privada de ensino
DISCIPLINA:
CULTURA RIBEIRINHA


PROFESSORES
Ana Valéria
Ellida Santos
Ediana Carvalho
Edinéia Barbosa
Lana Maiara
Mayara Marques
TURMA
Ensino Fundamental
Ensino Médio
TEMÁTICA
Valorização da identidade ribeirinha no campo sócio-educacional
TEMPO
20 min.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Denunciar preconceitos e dificuldades enfrentadas na sociedade.
· Mostrar a precariedade na educação.
· As consequências da migração dos ribeirinhos para a cidade.


PROPOSTAS DE ENSINO
· Trabalhar com elaboração de jornais para divulgação multicultural, incentivando as comunidades ribeirinhas a construir um paralelo com as demais culturas, envolvendo imagens e textos educativos desenvolvidos pelos próprios alunos.
· Mobilizar a criatividade dos alunos através da arte na produção de histórias em quadrinhos, enfatizando a própria crítica do aluno em relação à análise cultural.
PROPOSTA ORIGINAL
· Coletar dados dos alunos sobre como o aprendizado pode ser aprimorado nas escolas.
· Os alunos em conjunto serão selecionados com temas específicos para trabalharem com o audiovisual, sendo eles os próprios autores.
PROPOSTA MODIFICADA
Mexer com as ideias dos alunos fora do ambiente escolar, levando a exposições, museus, praças, entre outros. Estimulando-os a promover um trabalho expositivo para a comunidade.
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
Aprendendo com os alunos.
RECURSOS
Jornais, livros, vídeos
AVALIAÇÃO
Pesquisa de campo.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
http://www.redebrasilatual.com.br/revistas/10/esperanca-na-amazonia/image_preview