sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ellida Santos


Ao vermos essas imagens, observamos uma grande influência da religião na cultura de determinados povos. Tanto nos dias atuais, bem como no passado, principalmente no Brasil colonial, a religião fora elemento modificador dos traços essenciais da cultura de alguns povos, mais precisamente, em questão, os índios.

Assim, neste caso, é inevitável perceber os tons etnocêntricos empregados aos índios no processo dito como "educacional", apagando quase que totalmente a verdadeira razão de ser de sua cultura.

Tanto na primeira imagem "Evangélicos mudam fé e cultura de índios", quanto na presente imagem, o que se percebe é um "processo educacional" que muito fere os valores de um determinado povo e, por consequência, acaba por ser inadequado diante dos verdadeiros propósitos da educação: ensinar, aprender e evoluir o conhecimento sem, contudo, extiguir os valores - culturais, religiosos, morais - de cada um.



Um comentário:

  1. Ellida, você tece excelentes comentários. Seria bom refletir também sobre a ideia de imposição de valores na sociedade contemporânea. Em que momentos a educação ocorre e quando ela é usada para impor valorres? Por exemplo como a mídia pode ser vista como um instrumento educativo e de forma ela impõe valores sociais? Qual o nosso papel, como educadores, na discussão crítica desses processos impositivos?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.