Quase tudo do pouco que sabemos sobre o conhecimento produzido nos chega pelos meios de informação e comunicação. Estes, por sua vez, também constroem imagens do mundo. Imagens para deleitar, entreter, vender, sugerindo o que devemos vestir, comer,aparentar, pensar. Em nossa sociedade contemporânea discute-se a necessidade de uma alfabetização visual, que se expressa em várias designações, como leitura de imagens e com- preensão crítica da cultura visual. Freqüentes mudanças de expressões e conceitos dificultam o entendimento dessas propostas para o currículo escolar, assim como a própria definição do professor ou professora que será responsável por esse conhecimento e seu referencial teó- rico. Este artigo apresenta os conceitos que fundamentam as propostas da leitura de imagens e cultura visual, sinalizando suas proximidades e distâncias. Contrasta alguns referenciais teó- ricos da antropologia, arte, educação, história, sociologia, e sugere linhas de trabalho em ambientes de aprendizagem para que se possa refletir a permanente formação docente.
fonte do artigo: http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n128/v36n128a09.pdf
clique abaixo para acessar o texto completo:
Após a leitura disserte sobre a importância da cultura visual para o ensino de arte contemporâneo.
Maria Emilia Sardelich
Após a leitura disserte sobre a importância da cultura visual para o ensino de arte contemporâneo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.