quarta-feira, 10 de outubro de 2012

atividade orientada: fundindo culturas visuais


Takashi Murakami
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre (http://pt.wikipedia.org/wiki/Takashi_Murakami)


"Takashi Murakami (nascido em Tóquio) é um prolífico artista japonês contemporâneo cujo trabalho abrange tanto a pintura quando as mídias digitais.
Licenciou-se pela Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio obtendo a graduação em Nihonga (pintura tradicional japonesa). Entrou no mundo da arte contemporânea em 1990 sob a tutela do artista Masato Nakamura. Em 1993 criou o seu alter ego Mr. DOB. Começou então a ser reconhecido dentro e fora do Japão pela sua particular síntese entre a arte tradicional e contemporânea japonesa e a arte pop norte-americana.
Ele cunhou o termo superflat, que descreve tanto a estética característica da tradição artística japonesa e a natureza do pós-guerra a cultura e a sociedade japonesa.
Superflat também é usado como um apelido para descrever o estilo de Murakami e de outros artistas japoneses que ele influenciou.
Conta com muitas exposições em variados locais de todo o mundo. Em maio de 2009 expôs no Museu Guggenheim Bilbau mas a sua exposição mais famosa foi no Palácio de Versalhes. A sua obra abarca múltiplas formas artísticas: o animé, pintura, escultura, desenho industrial e moda.
Em 2009 a revista TIME definiu-o como o mais influente representante da cultura japonesa contemporânea.
Em 2011 a empresa Google pediu a ele que fizesse um Google's Doodle para o solstício de inverno no hemisfério sul" (http://pt.wikipedia.org/wiki/Takashi_Murakami).

Algumas vezes Takashi Murakami é comparado como o novo Andy Warhol como um novo ícone da cultura pop Norte Americana. Ele estudou pintura tradicional japonesa e consegue fundir em seus trabalhos, sem nenhum preconceito  elementos da cultura popular e da cultura erudita.
Takashi Murakami mistura em seus trabalhos referencias da cultura do consumo e desenvolve suas produções artísticas em dois ateliers diferentes um em Tóquio e outro em Nova Iorque em unidades de produção em massa que ele denomina de Factory (fábrica).    
Diferente de Warhol que produzia seus trabalhos de ironizando a baixa cultura, se apropriando dos elementos da cultura pop e a deslocando para a alta cultura, Murakami se apropria da cultura popular e dialoga com elementos da cultura tradicional, ironizando e planificando ambas. 


Alias a separação entre alta baixa cultura faz parte de uma noção ocidental, pois no oriente é tanto considerado arte uma suiboku-ga do século XVI (pintura tradicional japonesa) quanto um bonsai, quanto o ato de fazer e servir  um chá. Uma pintura  japonesa do século XV fica lado a lado de um jogo de xícaras ou um quimono.

Esse artista produz desde estamparias de tecidos, bonecos de pelúcia, vídeos, camisetas, embalagens e pinturas. Ele planeja produzir uma série de figurinhas de chiclete de bola que serão vendidas a 6 reais cada permitindo que muitas pessoas, interessadas em seu trabalho tenham a oportunidade de  possuir um de suas obras.  
Ao fazer isso o artista ironiza o mercado de arte e subverte os conceitos de autoria e autenticidade ao informar que em se tratando de arte contemporânea o artista é muitas vezes um agenciador de ideias, pois como disse Marcel Duchamp: A arte é, antes de tudo, produção de pensamento.


Exemplo  quimono





Exemplo de suiboku-ga (pintura tradicional japonesa)
















                    












A partir desta leitura desenvolva a seguinte atividade e  poste aqui neste blog

1) produza uma narrativa visual com imagens de Takashi Murakami e Andy Warhol e poste aqui neste blog.





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