Takashi Murakami
"Takashi Murakami
(nascido em Tóquio) é um prolífico artista japonês contemporâneo cujo trabalho
abrange tanto a pintura quando as mídias digitais.
Licenciou-se pela
Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio obtendo a graduação em
Nihonga (pintura tradicional japonesa). Entrou no mundo da arte contemporânea
em 1990 sob a tutela do artista Masato Nakamura. Em 1993 criou o seu alter ego
Mr. DOB. Começou então a ser reconhecido dentro e fora do Japão pela sua
particular síntese entre a arte tradicional e contemporânea japonesa e a arte
pop norte-americana.
Ele cunhou o
termo superflat, que descreve tanto a estética característica da tradição artística
japonesa e a natureza do pós-guerra a cultura e a sociedade japonesa.
Superflat também
é usado como um apelido para descrever o estilo de Murakami e de outros
artistas japoneses que ele influenciou.
Conta com muitas
exposições em variados locais de todo o mundo. Em maio de 2009 expôs no Museu
Guggenheim Bilbau mas a sua exposição mais famosa foi no Palácio de Versalhes.
A sua obra abarca múltiplas formas artísticas: o animé, pintura, escultura,
desenho industrial e moda.
Em 2009 a revista
TIME definiu-o como o mais influente representante da cultura japonesa
contemporânea.
Em 2011 a empresa
Google pediu a ele que fizesse um Google's Doodle para o solstício de inverno
no hemisfério sul" ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Takashi_Murakami).
Algumas vezes Takashi Murakami é comparado como o novo Andy
Warhol como um novo ícone da cultura pop Norte Americana. Ele estudou pintura
tradicional japonesa e consegue fundir em seus trabalhos, sem nenhum
preconceito elementos da cultura popular e da cultura erudita.
Takashi Murakami mistura em seus trabalhos referencias da
cultura do consumo e desenvolve suas produções artísticas em dois ateliers diferentes um em
Tóquio e outro em Nova Iorque em unidades de produção em massa que ele denomina
de Factory (fábrica).
Diferente de Warhol que produzia seus
trabalhos de ironizando a baixa cultura, se apropriando dos elementos da
cultura pop e a deslocando para a alta cultura, Murakami se apropria da cultura
popular e dialoga com elementos da cultura tradicional, ironizando e
planificando ambas.
Alias
a separação entre alta baixa cultura faz parte de uma noção ocidental, pois no
oriente é tanto considerado arte uma suiboku-ga do século XVI (pintura
tradicional japonesa) quanto um bonsai, quanto o ato de fazer e servir um chá. Uma pintura japonesa do século XV fica lado a lado de um
jogo de xícaras ou um quimono.
Esse artista produz desde estamparias de tecidos, bonecos de pelúcia, vídeos, camisetas, embalagens e pinturas. Ele planeja produzir uma série de figurinhas de chiclete de bola que serão vendidas a 6 reais cada permitindo que muitas pessoas, interessadas em seu trabalho tenham a oportunidade de possuir um de suas obras.
Ao fazer isso o artista ironiza o mercado de arte e subverte os conceitos de autoria e autenticidade ao informar que em se tratando de arte contemporânea o artista é muitas vezes um agenciador de ideias, pois como disse Marcel Duchamp: A arte é, antes de tudo, produção de pensamento.
Exemplo quimono
Exemplo de suiboku-ga (pintura tradicional japonesa)
A partir desta leitura desenvolva a seguinte atividade e poste aqui neste blog
1) produza uma narrativa visual com imagens de Takashi Murakami e Andy Warhol e poste aqui neste blog.
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