sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PLANO DE AULA - MACHISMO


UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
PLANO DE ENSINO

I – IDENTIFICAÇÃO
Curso:   ARTES VISUAIS (LICENCIATURA)
Disciplina:        LA0606 - HISTÓRIA DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS
Turma:  01AV120111
Ano Letivo:      2011
Semestre:         2
Turno:   Vespertino
Carga Horária:  20 min
Acadêmicos :
Andressa Daniela Dias – 201184005
Cristiane Brito – 201184010
Ediene Dias Marques – 201184014
Gilse da Costa Travassos – 201184021
Jane Mororó Mota – 201184023
Jonayza Machado de Carvalho – 201184024
Laiane de Cássia Miranda – 201184030
Raquel Nunes – 201184043
Rodrigo Sousa –
Sandra Mila Pereira – 200384047

II – OBJETIVO GERAL
Estimular os acadêmicos da turma de 2011, do curso de Artes Visuais, a refletirem sobre atitudes e pensamentos machistas, em busca da construção de uma sociedade harmônica.

III – OBJETIVOS ESPECIFÍCOS          
·         Comentar por escrito a respeito do ditado popular: “Por trás de um grande homem existe uma grande mulher.”;
·         Visualizar e analisar as imagens postadas no blog e nos slides;
·         Reconhecer as diferenças entre homens e mulheres, respeitando a diversidade cultural, social, econômica. Visando uma sociedade mais equilibrada.

IV – METODOLOGIA DE ENSINO        
Aula expositiva com apresentação de imagens, produção de texto, analise de imagens e textos, defesa das abordagens sobre o tema.

V – RECURSOS MATERIAIS:
Sala de aula, data show, computador, papel, canetas, cadeiras etc.

VI – RECURSOS HUMANOS:
Professor Alexandre Pereira e acadêmicos do Curso de Artes Visuais 2011.

V – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO      
1)         Histórico;
2)         Diferenças ou Desigualdade;
3)         Hierarquia;
4)         Diferenças profissionais;
5)          Educação;
6)          Diferenças Psicológicas;
7)          Influencia Masculina na Língua.

VI – AVALIAÇÃO         
Avaliação no processo dar-se-á no decorrer de toda a aula, através da observação,  participação dos demais acadêmicos em meio de debates.
VII – BIBLIOGRAFIA BÁSICA   
Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. de ana canen e angela oliveira ;
Da avaliação das compreensões às estratégias de ensino: o caso de uma pintura histórica brasileira de teresinha sueli franz;
 leitura de imagens, cultura visual e prática educativa de maria emilia sardelich;
VI.I – BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR           
 Reestruturação educativa e curricular e as agendas neoliberal e neoconservadora - entrevista de michael apple, educador crítico que discute temas contemporâneos da educação e como a agenda da direita e o neoconservadorismo se comporta frente ao multiculturalismo e as demandas dos novos movimentos sociais (negros, mulheres, homossexuais, ecologistas, etc) que interagem no campo educacional.
Machismo uma realidade decadente de magno holanda.

Um comentário:

  1. Conseguiram alcançar o objetivo geral (não que 100% foi alcançado, mas certamente provocou uma grande e produtiva discussão que promoveu uma avaliação critica sobre atitudes e pensamentos machistas que são expressos na nossa sociedade. A critica que vocês apresentaram foi importante. Queria dar um especial cumprimento ao que nos importantes depoimentos sobre a condição que muitas vezes a sociedade coloca para as mulheres. Voces se mostraram mulheres e homem (tinha um homem no grupo) empoderadas capazes de fazer uma avaliação critica do mundo e se posicionarem de uma forma muito ativa e transformadora.

    Sobre os objetivos específicos creio que se insere muito bem numa discussão de sala de aula com base na leitura crítica de imagens do cotidiano (o que ficou bem exemplificado na narrativa visual).
    Creio que de um modo geral, com uma boa introdução do tema, com palestras prévias, debates sobre filmes o tema de vocês oferece uma boa oportunidade para fazer a conexão do ensino de arte com esse importante tema social. Como sugestão eu imagino que uma pesquisa sobre a representação das mulheres na arte pode ampliar o plano de aula.

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