sexta-feira, 7 de outubro de 2011

TENDÊNCIAS E CONCEPÇÕES DO ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: UM ESTUDO A PARTIR DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA E SÓCIO-EPISTEMOLÓGICA DA ARTE/EDUCAÇÃO

Texto guia para aula dia 14 de outubro



Autores: Everson Melquiades Araújo Silva e Clarissa Martins de Araújo

Link para download  do texto em pdf


Narrativa visual: 
com imagens do Artista João Colagem


"João Colagem nasceu em 23 de julho de 1967, em Trindade - Goiás, Brasil. (Gideon Wille, historiador)

Na obra de João Colagem, “percebe-se que o barroco brasileiro casou-se com a sensibilidade holandesa para composição”.
Há alguns anos, João reside na Holanda, onde cria e expõe suas obras. Em seu ateliê também ministra aulas particulares e, em escolas, realiza oficinas". Fonte: http://www.vitrinedaarte.com.br/joao-colagem/


"Colagem: é a composição feita a partir do uso de matérias de diversas texturas, ou não, superpostas ou colocadas lado a lado, na criação de um motivo ou imagem. Foi utilizada por Picasso e Georges Braque, entre outros. Ela é uma técnica não muito antiga, criativa e bem divertida, que tem por procedimento juntar numa mesma imagem outras imagens de origens diferentes.
A colagem já era conhecida antes do Século XX, mas era considerada uma brincadeira de crianças. O cubismo foi o primeiro movimento artístico a utilizar colagem. Os cubistas colavam pedaços de jornal ou impressos em suas pinturas. A colagem como procedimento técnico tem uma história antiga, mas sua incorporação na arte do século XX, com o cubismo, representa um ponto de inflexão na medida em que liberta o artista do jugo da superfície. Ao abrigar no espaço do quadro elementos retirados da realidade - pedaços de jornal e papéis de todo tipo, tecido, madeira, objeto e outros -, a pintura passa a ser concebida como construção sobre um suporte, o que dificulta o estabelecimento de fronteiras rígidas entre pintura e escultura.


precedentes precoce: Técnicas de colagem foram utilizados pela primeira vez na época da invenção do papel na China , cerca de 200 aC. A utilização da colagem, no entanto, manteve-se muito limitada, até o século 10 no Japão , quando calígrafos começou a aplicar o papel colado, com textos sobre superfícies, ao escrever seus poemas.

A técnica de colagem apareceu na Europa medieval , durante o século 13. folha de ouro painéis começou a ser aplicado em catedrais góticas em torno do séculos 15 e 16. Gemas e outros metais preciosos foram aplicados a imagens religiosas, ícones , e também, brasões de armas .
No século 19, os métodos de colagem também foram utilizados entre colecionadores de memorabília (isto é, aplicado a álbuns de fotos ) e livros (isto é, de Hans Christian Andersen , Carl Spitzweg )". Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Colagem

"(...) a colagem poderá ser vista não como instrumento ou meio somente de um fazer artístico tecnicamente concebido, mas sim evidenciar a dimensão estética e a narrativa elaborada pelo estudante, entendendo a colagem como um eixo conceitual que permeia sim a produção plástica, mas também a elaboração crítica do contexto e tal produção de sentido.
Na colagem há uma indecisão narrativa, de caráter representacional ou antirrepresentacional (seja qual for o caso), tratando-se de um emblema para a cultura contemporânea, assim é necessário que seja proposto ao ensino de arte uma atenção crítico-pedagógica sobre a colagem" (fonte: Jociele Lampert - LAMPERT. Jociele. Deambulações sobre a contemporaneidade e o ensino das artes visuais e da cultura visual. In BARBOSA, A.M.;  CUNHA. F.P da (orgs). A abordagem triangular no ensino das artes visuais. São Paulo: Cortez, 2010. p. 451-452.
























http://www.colagem.com/nl/portfolio/1995/






















2001 1: 35 x 25 cm

http://www.colagem.com/nl/portfolio/2001/






















2001 3: 45 x 25 cm
http://www.colagem.com/nl/portfolio/2001/













2001 4: 24 x 40 cm
http://www.colagem.com/nl/portfolio/2001/


































2009 1-C: 28,6 x 20 cm
http://www.colagem.com/nl/portfolio/2009/


































2009 4-B: 61 x 33 cm
http://www.colagem.com/nl/portfolio/2009/








































2009 1-A: 42,2 x 28 cm

http://www.colagem.com/nl/portfolio/2009



























2005 12: 40 x 40 cm
http://www.colagem.com/nl/portfolio/2005/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.