Abaixo apresento a transcrição de uma oficina pedagógica realizada no Centro Municipal de Estudo e Projetos Educacionais - Julieta Diniz, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais.
Se trata de uma oficina pedagógica realizada pelo NUPEA - Núcleo de
Pesquisa em Ensino de Arte da Universidade Federal de Uberlândia para professores de Artes Visuais da Rede Municipal de Ensino da cidade de Uberlândia.
Ao final da transcrição eu apresento uma sugestão de atividade para você desenvolver.
Alexandre
Uberlândia,
02 de outubro de 2012.
Ajuda memória/Transcrição da oficina
As anotações
abaixo transcritas foram enviadas por email pelo prof. Alexandre Pereira, com
um pedido de solicitação para autorização de divulgação das imagens no seu blog
- http://atividadevisual.blogspot.com.br/
Primeiramente foi realizada
uma proposta de leitura de imagem de modo expandido (extrapolando apenas a
visão) que envolveu outras
sensações (tato, audição, paladar, olfato). Para isso foi montado uma
instalação releitura a partir da obra da artista Claudia França (esterways).
Os
participantes se dirigiam em pequenos grupos à sala onde foi montada a
instalação/releitura e ao retornar comentaram sobre suas experiências
individuais.
Ao
retornarmos para a sala de formação as ministrantes pediram que cada um
escrevessem em um pequeno papel três palavras que remetessem as sensações/percepções
sobre a experiência: leveza, transparência, memória, liberdade, diversão,
curiosidade, calma, vontade de cheirar, surpresa, ludicidade, estranheza,
forro, escada, tubos, branco, branco, branco, tridimensionalidade, suavidade,
tranquilidade, descanso, ausência, limpeza, colorido, divertido, gostoso,
descoberta, potencialidade e monocromia, curiosidade, fadiga, improviso,
ansiedade, descoberta, experiência, estranhamento, curiosidade, paz, Ester Paz,
o grande cilindro branco, religiosidade, sutileza, Arte, foco, expectativa,
receio, realização, toque, brancos, leveza, paz, harmonia, suavidade, busca,
sensação de suavidade, expectativa, tédio, frio, branco, suavidade, conforto,
emoção, conforto, desconforto, suavidade, sensação lúdica, paz, curiosidade,
branco, sentir=tato, cheiro, texturas, imagens, doce, macio, áspero,
repugnante, interessante, branco, doce, expectativa, sensação, prazer,
admiração, dor, insegurança, sensibilidade, foco, relaxamento, tranquilidade,
ansiedade, perfume.
As minhas
palavras foram “colorido, divertido e gostoso” justifiquei que para mim a
experiência de ser vendado e tocar em alguns objetos que estavam instaurados
sobre uma mesa me remetiam a cores, mesmo sabendo que toda a
instalação/releitura era branca.
Isso gerou
algumas brincadeiras divertidas entre os participantes, pois ficou parecendo
que eu tinha viajado muito. (risos).
A obra
esterways (clique nos links para ver e ler mais sobre essa obra) se constitui, por uma instalação com aspectos de site specific
realizado na oficina cultural de Uberlândia. As imagens remetem a escadas que
são construídas por meio de uma estrutura de trama leve, sob a qual, são
dispostas placas brancas e/ou um plástico kitsch que lembra um delicado forro
de mesa bordado que é disposto longitudinal configurando escadas sublimes.
Veja os links com imagens abaixo
- http://poeticasdaimagem.blogspot.com.br/2011/06/esterways-claudia-franca.html
- http://www.flickr.com/photos/paulorogerioluciano/5889696796/
- http://paginacultural.com.br/artes/claudia-franca-apresenta-ester-ways/
- http://www.correiodeuberlandia.com.br/entretenimento/exposicao-ester-ways-pode-ser-vista-na-casa-da-cultura/
Entradas para uma atividade pedagógica a partir da análise da obra da artista
Foi
pensado em “entradas” possíveis para esse trabalho.
As que
consegui anotar foram:
•
Texturas.
•
João
pé de feijão (uma professora disse que introduziria a obra, com suas crianças,
a partir desse conto, lembrando que se trata de professores, em sua maioria que
trabalham com educação infantil).
•
Equilíbrio.
•
Composição.
•
Planos.
•
Linhas.
•
Tridimensionalidade.
•
Desenho
(Desenho no espaço/ desenho aéreo com barbante)
•
Instalação.
- Artistas
que dialogam com este trabalho
•
Escher
•
Waltercio
caldas
Eu lembrei,
conquanto não falei, que “Ester Ways” me remetia ao trabalho do artista brasilense Eliezer Sturm chamado de “o sonho de Jacó” que se
tratava de uma vídeo instalação com televisores dispostos de modo escalonado
com uma imagem sequenciada de uma pessoa descendo uma escada.
Também foi mostrada pelas palestrantes a pintura “nu descendo a escada” de Marcel Duchamp que ainda remete à configurações cubistas se caracterizando por uma ideia de movimento em vórtice.
Lembro-me também das fotografias Ascending Stairs (imagem ao lado) e Descending stairs and turning around (imagem abaixo) ambas registradas entre os anos de 1884-85 por de Eadweard Muybridge que tinham um caráter experimental e foram realizadas ainda no Século XIX , nos primórdios do desenvolvimento da fotografia.
Após o intervalo fomos direcionados pelas palestrantes a criar um trabalho (individual ou em grupo) a partir das discussões.
Foram pensados
dois trabalhos que foram realizados coletivamente.
Após a realização dos mesmos
circulamos entre eles “tecendo” comentários.
Participei
da construção coletiva da montagem de uma grande “teia de aranha” que ficou
pendurada no pé-direito do CEMEPE que se desdobrou na improvisação de uma
performance.
Sobre esse trabalho, que o grupo de professores denominou por sugestão: por um fio - comentou – se algumas entradas, das quais, consegui anotar as seguintes:
- Ambiente
- Desenho
- Performance
O segundo
trabalho, foi denominado, por sugestão do grupo por “armadilha suspensa”.
O mesmo foi
realizado na convergência da rampa de acesso ao segundo andar do prédio.
Configurava-se
em uma trama aleatória de linhas de algodão com palitos de churrasco pendurados
com um fio de náilon.
Discutiu-se
que esse trabalho criava antagonismos poéticos em torno das ideias de
tensão/suavidade, dramaticidade/leveza (esses em comparação ao trabalho “por um
fio” e “armadilha suspensa”).
E também as ideias de transparência e peso, leveza e agressividade, pelo fato do mesmo estar na convergência da rampa ficaram parecendo uma armadilha, devido a sutileza do trabalho, que poderia passar despercebido por alguma pessoa que poderia ser “pega de surpresa” pelo mesmo.
E também as ideias de transparência e peso, leveza e agressividade, pelo fato do mesmo estar na convergência da rampa ficaram parecendo uma armadilha, devido a sutileza do trabalho, que poderia passar despercebido por alguma pessoa que poderia ser “pega de surpresa” pelo mesmo.
Comentou-se
que este trabalho dialogava com a obra da artista Nazaré Pacheco.
Ao final do turno retornamos para a sala de formação e pude anotar os seguintes comentários:
Que os trabalhos podem ser pensados e
serem realizados nas salas de aula ao se discutir ideias de desenho e
coletividade.
Pois o trabalho coletivo envolve o
respeito e a solidariedade, temas que estão em voga, porque dialogam com a
questão da interculturalidade.
Abaixo transcrevemos os participantes
de cada trabalho:
POR UM FIO – 2012
Adriana
Guarato Santos
Adriana
Lúcia Pimentel Souza
Alexandre
Adalberto Pereira
Aroldo
José de Souza
Cristiane
Cândida
Elenice
Jeronima da Silva
Gustavo
da Silva Oliveira
Ismar
Paz da Silva
Patrícia
da Silva
ARMADILHA SUSPENSA – 2012
Brígida
Borges
Carmem
Terezinha F. A. Lima
Maria
Isabel Rosa
Maria
Rosalina Souza Pereira Miguel
Mary
Castro
Olaia
Alves Cruvinel
Rozalvi
Pereira
SEM NOME - 2012
Andrielle
B. de Paula
PALAVRAS – 2012
Eliane
de Fátima Vieira Tinoco
ACESSO AO ANDAR
SUPERIOR –
2012
Flávio
Henrique Amorim
Maria
Leura Gonçalves
Mariza
Barbosa de Oliveira
Osvanda
M. F. Guerra
Rosângela
de Ávila
Sérgio
Naghettini
Sônia
Maria Ferreira
Suêmis
Rodrigues
Valéria
Carrilho da Costa
Veridiana
R. Carneiro
Atividade:
Visite os links relacionados nesta postagem, veja as imagens da instalação Ester Ways de Cláudia França e pense em outras imagens que se relacionam com o trabalho desta artista e em seguida apresente as suas entradas para o desenvolvimento de aulas de artes.
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